Evento gratuito reuniu centenas de participantes em um dia marcado por criatividade, diversidade e ocupação cultural do espaço público.

O Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT) foi tomado por um público fiel e apaixonado no último dia 18 de maio, durante as celebrações do Mês do Orgulho Nerd. Ao longo de todo o sábado, o espaço permaneceu movimentado com as centenas de pessoas que foram prestigiar os concursos de cosplay, apresentações de K-pop, exposições e experiências interativas ligadas ao universo geek.

A programação teve início às 10h da manhã com o “Encontro de Cosplayers de Alagoas”, promovido pela Associação de Cosplayers de Alagoas (ACAL) e pela Federação da Cultura Nerd de Alagoas. Oficinas, ensaios fotográficos, rodas de conversa e o aguardado desfile competitivo de cosplay garantiram a energia da manhã. Já no período da tarde, foi a vez da K-pop AL e da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN) comandarem o palco com a terceira edição do K-Tournament, atraindo os fãs do gênero para um espetáculo de dança, random dance, stages e muito entusiasmo coletivo.

Realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas (FEPESA), o evento reuniu cerca de 600 participantes e confirmou o potencial do CIPT como novo ponto de encontro da juventude nerd de Alagoas.

Para Ricardo Wanderley, diretor-presidente da FEPESA, o sucesso da programação reforça o compromisso da Fundação com o incentivo à cultura e à inovação. “Eventos como este mostram que o CIPT pode ser muito mais do que um polo tecnológico: ele também pode ser reconhecido pela comunidade nerd como um espaço de pertencimento. Esse é um público vibrante, criativo, e que precisa de espaços como este para se expressar e se reunir”, avalia.

A vice-diretora-presidente da Bridge, Lauremília Rocha, também destacou a importância da parceria com a FEPESA e a SECTI e a presença da instituição em iniciativas que dialogam com diferentes públicos. “Participar de eventos como este amplia nossa atuação e reforça o papel da Bridge como instituição que apoia e reconhece a diversidade cultural. A cultura geek tem um público fiel e diverso, que movimenta ideias, projetos e a economia criativa. É fundamental que estejamos presentes, abrindo portas e somando forças”, afirmou.

A celebração do Mês do Orgulho Nerd no CIPT marcou mais uma etapa da consolidação do espaço como ambiente de convivência, criação e circulação cultural, e deve se repetir nos próximos anos como parte do calendário da inovação e da cultura em Alagoas.