Iniciativa propõe conectar saberes e pessoas por meio de ações contínuas em arte, tecnologia e formação
O Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT), em Maceió, passa a abrigar uma nova iniciativa que pretende movimentar o espaço para além da inovação tecnológica. Trata-se do Caetech, um projeto que transforma o CIPT em um ponto de encontro permanente entre cultura, ciência, tecnologia e sociedade.
Idealizado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas (FEPESA) e pela Bridge, com parceria da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI), o projeto foi criado para ampliar o acesso à inovação e ao conhecimento por meio de uma programação contínua, diversa e acessível, que valoriza os saberes locais e estimula conexões significativas entre diferentes públicos.
“A intenção é que o Centro de Inovação não seja apenas um lugar onde as pessoas venham trabalhar, mas também um espaço onde elas queiram permanecer um pouco mais para compartilhar ideias, se divertir ou aprender coisas novas. Queremos promover a convivência e transformar o CIPT em um verdadeiro polo de integração entre pessoas e saberes”, afirma Ricardo Wanderley, diretor-presidente da Fepesa.
Mais do que realizar eventos pontuais, o Caetech nasce como uma proposta de dinamização contínua do CIPT, com ações que unem conhecimento técnico e saber popular, o social e o tecnológico, o indivíduo e o coletivo. A ideia é fortalecer o papel do espaço como território criativo vivo, pulsante e inclusivo — conectando estudantes, empreendedores, pesquisadores, artistas, movimentos sociais e a comunidade em geral.
De acordo com Lauremília Rocha, vice-diretora-presidente da Fepesa, o Caetech já tem data marcada para estrear. “No dia 20 de junho, realizaremos a primeira edição do Caetech Cultural, uma grande festa com artistas, bandas e uma surpresa especial para o público. Vai ser o nosso pontapé inicial para mostrar o que o projeto representa”, antecipa.
O Caetech está estruturado, inicialmente, em quatro frentes principais:
- Caetech Cultural – apresentações artísticas e vivências culturais;
- Caetech Tech – robótica, prototipagem e tecnologia interativa;
- Caetech Conhecimento – oficinas, palestras, rodas de conversa e formações;
- Caetech Conecta – hackathons, coworkings temáticos e ações de networking.
Executado pela Bridge, o projeto reafirma o compromisso da Fepesa e da Secti com a democratização do conhecimento e a valorização dos talentos locais. O Caetech é um convite à participação, à criatividade e à construção coletiva de futuros mais humanos, diversos e inovadores — transformando o CIPT em muito mais que um centro de tecnologia: em um espaço de convivência, cultura e pertencimento.